sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Misturando tons de madeira| Dúvida da Bel

Dias atrás, a Bel Lisboa me mandou um email dizendo o seguinte:

"Oi Humberto,

Delícia esse Cafofo!

Já que vc desvendou a "regra" de coordenar estampas, me acalma uma inquietação. Qual a mágica para usar diferentes padrões de madeira no mesmo ambiente? Quero fazer minha estante da sala com madeira e branco. Mas, num futuro mais distante, quero botar um carpete de madeira. Não sei se vai dar rock... "

Então, vamos tentar aquietar essa moça.

Bel, eu acredito que misturar tons diferentes de madeira dá rock sim, e dos bons. E a maneira mais fácil de fazer isso é criar um "tom sobre tom" com os diferentes padrões de madeira, como a gente pode ver na imagem a seguir.


Nessa sala a gente visualiza diversos tons de madeira. O sofá e a cadeira em um tom claro, o piso com um tom médio e a mesa de centro com um tom mais acentuado. Ficou lindo, né? Dessa forma não tem erro.

Outro ponto a ser observado é a "ornamentação" ou a textura da madeira, do carpete ou do assoalho. No piso da sala acima a gente vê que o laminado é "estampado", exibindo um padrão geométrico, como se fossem tacos de madeira. Já os demais objetos de madeira (sofá, cadeira e mesa de centro) têm um padrão mais neutro, são "lisos". Caso contrário, poderia pesar no ambiente devido ao excesso de informação. Entende?

Eu lhe diria que você pode fazer sua estante sem medo. Na hora de escolher o carpete procure um tom abaixo ou acima do tom do móvel, observando essa questão dos padrões decorativos. É bom prestar atenção também na iluminação e nas dimensões da sua sala para não escolher tons escuros demais e, de repente, escurecer o ambiente de maneira indesejada.

Basicamente é isso. Espero ter ajudado.

______________


E vocês, o que têm a dizer à Bel?


imagem: Deko

2 comentários:

  1. Adorei este post, muito esclarecedor. Era uma dúvida minha também.
    Bjka
    Flavia
    http://casinhabonitinha.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. e Bel ficou nos devendo umas fotinhas ;)

    "Humberto!!!

    Que chique, virei post. E dos bons!

    Amei as observações. Muito obrigada. Quando tudo acabar, te mando uma foto do meu cafofo (mas vai demorar beeem mais q a sua resposta - vc nem demorou, é fino MEESMO).

    Bjim,

    Bel"

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails