domingo, 13 de dezembro de 2009

Pintura com Cal

A cal hidratada é uma ótima alternativa pra quem quer ter paredes novas sem gastar muito. O resultado da pintura com cal é ótimo, desde que se prepare bem a mistura e se execute a pintura da maneira correta. A pintura com cal tem uma cobertura leve e uma aparência rústica, dando aos ambientes um ar de leveza e simplicidade que eu acho encantador.






O que você precisa pa
ra fazer uma pintura à base de cal:

  • Cal hidratada
  • Pó xadrez na cor de sua preferência
  • Pincel grande de pêlo
  • Fixador
  • Cola Branca (opcional)
  • Bastão de madeira ou cano de PVC




Agora, vamos aprender a preparar a cal
.

1o passo: Em um recipiente limpo, misture a cal e o pó xadrez (se quiser tonalizar a cal) até obter uma mistura homogênea.

2o passo: Adicione aos poucos a quantidade de água recomendada pelo fabricante e vá mexendo com o auxílio do bastão (um cabo de vassoura nessa hora é ótimo).

3o passo: Adicione o
fixador à mistura na quantidade indicada pelo fabricante e mexa bem. Se quiser dar uma consistência mais encorpada à cal, adicione também 1l de cola branca para cada saco de cal (8kg)





A cal já esta pront
a. Vamos à pintura.

Antes de aplicar a cal, certifique-se que as paredes estão limpas. Então, molhe-as antes de começar a pintura para garantir uma cobertura mais fina e homogênea.

Com o auxílio
do pincel, aplique a cal na parede em movimentos verticais ou horizontais. Você precisará dar entre 2 e 3 demãos para que a pintura fique bem bonitona, como as das imagens a seguir:

Olhares

Nesta sala, a cal foi aplicada diretamente sobre os tijolos.
Bia Fujinaka

revista Casa e Jardim

A parede caiada (pintada com cal) é a amarela.
revista Casa e Jardim

Parede caiada e texturizada.
revista Casa e Jardim






- As demãos de cal devem ser dadas enquanto as paredes ainda estiverem úmidas. Se você deixá-las secar totalmente, entre uma demão e outra, pode prejudicar a aderência da cal na parede.

- Se a parede que você deseja pintar com cal já estiver pintada com tinta, será necessário passar uma lixa, pois a cal não adere à tinta.


- Mexa frequentemente a cal enquanto estiver pintando a parede, para evitar a decantação do pó no fundo do recipiente e garantir a qualidade da pintura.

- Cada saco de cal de 8kg rende uma mistura capaz de pintar, aproximadamente, 20m2 de superfície.


- O resultado da pintura você só observará depois que as paredes estiverem completamente secas. A cor e a cobertura da cal não são percebidas muito bem quando as paredes ainda estão úmidas.


- Já existe cal pigmentada à venda.

- Existem também pigmentos líquidos para colorir a cal. Estes devem ser adicionados à mistura em sua fase líquida.

41 comentários:

  1. Olá Humberto! Tudo bem? Adoro passear pelo seu blog! Meu avô é proprietário da Minercal, empresa fabricante da Minercolor, que você ilustrou tão graciosamente este post! É incrivel as possibilidades da tinta a base de cal, não é mesmo?! Inclusive, uma linha semelhante é fabricada exclusivamente para restauração de patrimonios historicos, por conter as mesmas substancias originais! Eu como arquiteta, e restauradora, indico! Parebens pelo post e pelo blog inspirador!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, eu gostaria de saber o nome da tinta que citou, moro numa casa do final do séc XVII.

      Excluir
  2. Humberto
    Estou estudando a possibilidade de fazer uma pintura em casa com cal, eu li em alguns artigos e disseram que esse tipo de pintura não pode ser usada no teto é verdade e porque.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. claro que pode, segundo estudos de massachusetts ( Boston - EUA ) o Cal é excelente não só para pinturas mas para diversas outras finalidades bem como; hidratação de pele, pinturas para guerra, vitaminas e minerais entre outros...

      Excluir
  3. Ótimo post, gostei muito da dica!!!

    ResponderExcluir
  4. A pergunta é pertinente, estou estudando a possibilidade de usar este método, mas ficou a dúvida em relação ao teto.

    ResponderExcluir
  5. a pintura da minha residencia e caiada, porem ela vem soltando muito po, quero renovar essa pintura com cal pelo baixo custo e com uma qualidade melhor e mais duradoura, como devo proceder.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deverá escovar para a extração total do pulverulento... aplique preferêncialmente cal dolomítica (maior concentração de magnésio) fixam mais
      Cláudio Monteiro (químico da construção)

      Excluir
  6. pinto com cal e depois se eu quiser colocar azulejo nesta parede vai interferir? Posso passar cal diretamente no tijolo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é recomendado a aplicação de revestimento sobre qualquer tipo de pintura, deverá então extrair a pintura ou apicoar, para a melhoria de aderência da argamassa colante na interface - argamassa/reboco/revestimento
      Cláudio Monteiro (químico da construção)

      Excluir
  7. valeu pela dica vou aplicar concerteza :)

    ResponderExcluir
  8. Olá! Estou pensando em utilizar no teto do banheiro... você sabe me dizer se é possível?

    Ótimo site, dicas bem lagais, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é inclusive muito indicado para o teto do banheiro, pois o vapor de água torna o ambiente muito propício para a proliferação de fungos e algas... este produto é alcalino pH 12,5 por esta razão fungos e algas não se desenvolvem, inclusive é um produto de origem mineral inorgânico, não possui alimento para os bichinhos se desenvolverem. Por esta razão é considerado um fungicida e bactericida natural. A pintura não aceita sobreposição em tintas à base de látex as quais formam filme não permitindo a boa ancoragem do produto...

      Cláudio Monteiro (químico da construção)

      Excluir
    2. Vou pintar um muro de 25 metros x 4 de altura, este produto pode ser aplicado com rolo de latex ou de tinta esmalte?
      grato José Roberto
      grato

      Excluir
  9. Não entendi bem. As fotos mostram um produto com 5 quilos e na postagem da receita a referencia é 8 quilos. Qual é a certa? Outra dúvida: cal crem não é o hidratado? MC

    ResponderExcluir
  10. olá, algumas pinturas com cal costumam manchar a gente de branco quando encostamos nela, o que pode se fazer na hora da msitura para que isso não aconteça ?

    ResponderExcluir
  11. olá, algumas pinturas com cal costumam manchar a gente de branco quando encostamos nela, o que pode se fazer na hora da msitura para que isso não aconteça ?

    ResponderExcluir
  12. olá, algumas pinturas com cal costumam manchar a gente de branco quando encostamos nela, o que pode se fazer na hora da msitura para que isso não aconteça ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geralmente quando acontece isso é por que não foi utilizado o fixador de forma correta.

      Excluir
  13. Boa noite.

    Onde comprar cal colorida em Porto Alegre/RS? Eessa cal colorida já possui o fixador para que não solte o pó?

    ResponderExcluir
  14. gostaria de saber se posso pintar uma parede que foi pintada com cal com tinta acrilica?

    ResponderExcluir
  15. Olá, tbem gostaria de saber onde compro cal colorida em Florianópolis?

    ResponderExcluir
  16. Gostaria de saber se posso pintar a parede com cal e depois colar um adesivo de papel de parede.. ou seja gostaria de saber se pode???

    ResponderExcluir
  17. Olá
    Gostaria de pintar minha casa na parte externa, que nunca recebeu pintura. Me indicaram cal com latex. Isso é possível? Como se faz?

    Grata,

    ResponderExcluir
  18. Oi, por favor me ajudem!!
    Meu marido pintou as paredes do jardim e quintal com supercall da hidracor. Ele apenas fez a mistura como indica na embalagem, o po com agua. A pintura ficou otima, bem igual.
    So que sempre q alguem se encosta ou passa a mao solta um po branco e isso eh horrivel, ja brigamos muito por causa disso.
    Disseram a ele q con o tempo para de soltar, eh verdade?
    O que podemos fazer pra parar de soltar esse po?
    Me ajudem!!

    Susany - Juazeiro do Norte Ceara

    ResponderExcluir
  19. Em Casa de madeira também pode usar cal?

    ResponderExcluir
  20. Em Casa de madeira também pode usar cal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alveny Mendes

      Em madeira não pode passar cal. Tem um produto, a base dele é stain, maravilhos para madeira. Dizem que é melhor que verniz, pois, ele não cria uma película e, deixa a madeira respirar. Procure saber. Tem várias marcas, mas, uma é o Polisten Sayerlac.

      Excluir
  21. Também gostaria de pintar madeira. ..

    ResponderExcluir
  22. Também gostaria de pintar madeira. ..

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. Também gostaria de pintar madeira. ..

    ResponderExcluir
  25. Olá !!! Gostaria de saber como faço para pintar com cal sobre o látex.

    ResponderExcluir
  26. Gostaria de saber se pintar uma parede nova com cal de pintura Itaú ..futuramente posso passar uma TINTA látex ou pva?

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails