sábado, 8 de agosto de 2009

Pintura básica


Diante de tantas opções de cores de tinta, quem consegue passar muito tempo com a mesma cor na parede? Eu não consigo. Sempre que abro uma paleta de cores penso logo: “essa ficaria ótima naquele ambiente”. É quase um vício.

Pra baratear o meu vício, eu mesmo pinto as paredes. Confesso que das primeiras vezes rolou uma certa insegurança. Mas passou rapidinho... afinal, uma pintura básica não tem segredo.

Quer tentar? Então, vamos lá!





- fita crepe
- bandeja para tinta (eu sempre uso um balde, mas confesso que a bandeja de tinta facilita muito)
- rolo de 30 cm com cabo
- trincha de 2,5 polegadas
- misturador (eu uso um pedaço de madeira limpa)
- lixas nº 150 e nº 220

- lona plástica (eu uso jornal)
- massa corrida e espátula de metal (apenas em alguns casos)





Retirar todos os objetos do ambiente a ser pintado. Se não for possível, cobrí-los com uma lona plástica. Retirar também as luminárias e os espelhos de luz, lembrando de cobrir com jornal os fios que vão ficar aparentes. Forrar o piso com uma lona plástica (ou jornal) usando fita crepe no rodapé pra evitar o trabalho de ter que lavar tudo depois da pintura.


Se a parede a receber a tinta estiver com a pintura nivelada, basta passar uma lixinha (a de nº 220) e retirar o pó com uma vassoura de pelo e com um pano úmido. Se não estiver, após a lixa, será necessário usar um pouco de massa corrida para nivelar a superfície.


Aplicar a massa corrida também é simples. Basta pegar um pouco da massa com a espátula e ir preenchendo as imperfeições. Após aproximadamente 20 minutos a massa já está seca e você pode passar a lixa. Primeiro a de nº 150, depois a de nº 220 para o acabamento final.


Depois que a parede estiver pronta, abra e mexa ( com um cabo de madeira, plástico ou metal) a tinta antes de diluí-la seguindo as instruções do fabricante. Pinte primeiro as extremidades e os cantos com a trincha. Despeje um pouco de tinta na bandeja, depois, deslize o rolo sobre ela, tendo o cuidado de uniformizar a tinta em toda a extensão do rolo. Então, role a tinta pela parede no sentido vertical imitando o movimento das letras “M”, “W” ou “N” para obter uma cor homogênea. Faça isso em pequenas faixas (50 cm) até ter pintado toda parede e ter alcançado a cobertura e o tom desejados.


Mais dicas de pintura:


- Se o tempo estiver chuvoso, adie o seu trabalho porque as paredes podem ficar úmidas e comprometer a qualidade da pintura.

- Pinte primeiro o teto. Depois as paredes, de cima para baixo.
- Se a parede é nova, é preciso esperar o tempo de cura do reboco (30 ou 45 dias) para poder realizar a pintura.
- Em caso de paredes descascadas, após a lixa é necessário usar um fundo reparador.
- Se a parede estiver com desníveis profundos é melhor repará-los com gesso.
- Em locais úmidos é melhor trocar a massa corrida pela massa acrílica que é menos permeável.
- Se você deseja dar destaque a uma parede usando nela uma cor diferente da que usará nas demais, proteja as laterais das paredes opostas a ela com fita crepe. Mas, tenha sempre o cuidado de usar pouca tinta e usar a trincha para fazer o contorno da parede, enconstando o mínimo possível na fita crepe para evitar que a tinta vaze.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails