segunda-feira, 19 de julho de 2010

Misturando estampas, separando por estilo

É comum as pessoas ficarem com um pé atrás quando o assunto é mistura de estampas. Sempre rola um medinho de pecar pelo excesso ou de não conseguir fazer uma combinação decente.

É um tanto complicado mesmo (ou será a gente que complica?), mas, eu encontrei umas imagens no site da IKEA que eu entendi como um manual prático para combinar estampas. A lição que eu tirei foi: separe as estampas por estilo. Como assim? Vamos entender agora.

Nesse quarto, eu diria que há uma mistura de estampas naturalistas. Apesar de serem diferentes, todas as estampas têm linhas orgânicas, além de repetirem os motivos flores e pássaros.

Aqui, a combinação foi feita com estampas geométricas. Na parede e na cabeceira da cama, a composição é feita com casinhas, e o que a gente vê é uma repetição de retângulos, triângulos e trapézios que termina na colcha e nos travesseiros quadriculados. Apenas os quadros na parede fogem à regra do lance geométrico.

Neste outro quarto apostaram numa dupla que ganha todo mundo facilmente: listras e bolinhas. Eu diria que essa é a combinação mais fácil de ser feita, difícil é dar errado. Listras e bolinhas são muito simpáticas (salvo algumas exceções) e se aceitam muito bem.

...

A gente pode misturar estampas geométricas, com orgânicas, com bolinhas, com listras... pode misturar tudo com tudo. Mas, separando por estilo fica mais fácil e diminui a chance da mistura dar errado.

Quem arrisca misturar estampas? Nem que seja nas almofadas do sofá?

7 comentários:

  1. Nossa, adorei Humberto!
    Vc esta certíssimo!
    Beijocas e vou retuitar essa!

    ResponderExcluir
  2. É uma ótima idéia. Geralmente não arrisco a mistura por medo de errar. Mas se começar aos poucos, como sugerido pelas almofadas, talvez o medo passe...rsrs...

    ResponderExcluir
  3. Ola, passei para conhecer o blog e adorei..achei chic!! Ja estou seguindo bjs

    Quando puder da uma passadinha la para conhecer o meu blog..
    http://toquedeelegancia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Meu Deus, o que é essa mesa de cabeceira da primeira foto??? Morri!!!

    ResponderExcluir
  5. Boa dica! Eu fiz um post sobre misturar estampas também, mas com outra técnica, dá uma olhada: http://casadaidea.wordpress.com/2010/02/12/misturando-estampas/
    beijo
    Manu Mitre

    ResponderExcluir
  6. Amei este post. Foi tão esclarecedor!Abriu meus olhos e minha mente e já estou cheia de idéias! Bjs e ótima semana! Lets

    ResponderExcluir
  7. Nice blog here! Adԁitionally your website rather
    a lοt up verу fast! What ωeb host
    are you the use of? Cаn I am getting your affіliate
    link for your host? I desire my ωeb site loadеd
    up as quickly as yours lol

    Here is my website :: haare werden dünner

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails