sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Banheira sapatão

Tive até um susto quando vi isso.

O escritório italiano Sicis lançou uma linha de banheiras em forma de sapatos de drag queen... eu diria.

Olhem só!


modelo Audrey 1


Medonho, né? Imagina o medo que dá, entrar no banheiro e se deparar com esse sapato de gigante.

modelo Audrey 3


E no site da Sicis ainda tem outras dessas belezuras...


modelo Audrey 2 - sapato com motivos de louça de cozinha

Ter um sapatão no banheiro custa a bagatela de 35 mil dólares. Eu hein...

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Projeto Citadel


Mais uma obra arquitetônica de grande representatividade está prestes a surgir, dessa vez, na Holanda. É o Citadel, um complexo de 60 apartamentos de luxo que flutuará sobre as águas holandesas e tem o início das obras marcado para março de 2010.

Á primeira vista eu condenei o projeto por achar que seria mais uma invasão das reservas naturais de água. Depois de certo sacrifício pra ler um texto em inglês, vi que se tratará de uma ilha artificial projetada e construída pelo Waterstudio, especialista nesse tipo de arquitetura.

Não sei o tamanho do impacto ambiental causado por tudo isso. Só sei que vai ser necessário usar muita água pra encher essa ilha. Sem falar na escavação que deve ser feita... Mas, enfim, dizem até que o Projeto Citadel tem características auto-sustentáveis, já que o fato de o prédio estar inserido num ambiente aquático garante uma economia de energia elétrica de 25% devido ao processo de resfriamento natural da água... não sei... mas, achei o projeto lindo, que, segundo o site do próprio Waterstudio, tem uma estrutura estranha e bizarra.


vista aérea do Citadel - Bizarro? Achei não.

composição diferente e bem bonita

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Estêncil no chão

Tava sacando qual era a da nova tinta pra piso da Suvinil, a Suvinil Piso Premium, que promete ser 50% mais eficiente que as demais tintas do gênero.

O segredo estaria numa fórmula inovadora elaborada com componentes de ponta que garantiria maiores resistência, cobertura e aderência a diversos tipos de piso (cerâmica, cimento e concreto) em áreas internas e externas de grande circulação, aguentando até pisada de elefante (essa parte é quase toda por minha conta).

Na verdade, só me interessei pela tinta porque lembrei de umas imagens que eu eu havia visto no design*sponge há um tempo atrás


design*sponge piso de madeira com estêncil




design*sponge piso de concreto com estêncil


Dá vontade de sair pintando o chão todo. Pena que a cartela de cores das tintas pra piso ainda é muito pequena. Mas, acho que para pisos de madeira uma boa tinta acrílica dá conta do recado.

Google Sketchup

Conheci há pouco tempo o software Sketchup do Google e já percebi que posso me divertir muito com ele. O Sketchup é um modelador 3D que foi adquirido pelo Google em 2006 para, inicialmente, construir modelos tridimensionais para o Google Earth. Hoje, a empresa disponibiliza o software em duas versões: a 6, disponível em inglês e português, e a 7, disponível apenas em inglês.

O download é gratuito, simples e rápido até com net discada.

O que impressiona no Sketchup é a simplicidade de funcionamento do software. Em pouco tempo já dá pra ir pegando a manha do negócio. Sem falar que a net está cheia de tutoriais...

Eu ainda não sei fazer muita coisa com ele, só sei que as possibilidades e os efeitos de modelagem são inúmeros, por isso, também, este modelador tendo sido usado por tantos profissionais.

Ah, o programa é leve e não trava o PC... roda bem que é uma beleza.

Bom, eu vou continuar praticando, pra, quem sabe, mais tarde, postar por aqui meus projetos em 3D.

Projetos feitos no Sketchup| fonte: Sketchup Brasil


Quem quiser fazer o download de qualquer uma das versões do Sketchup, basta clicar aqui|

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Libélula verde

Será que este projeto se concretiza?

Arquitetos de Nova Iorque projetaram um edifício gigante em forma de libélula e que pretende funcionar como uma fazenda vertical auto-sustentável, onde seria possível criar animais de pequeno porte e cultivar frutas e verduras!

O Projeto Dragonfly, amigo do meio ambiente, é uma iniciativa em prol de um planeta mais equilibrado e busca incorporar hábitos mais saudáveis ao cotidiano dos moradores da cidade.
É um negócio bem inusitado... e deve ter um custo altíssimo também. Mas, a causa é nobre e faz surgir um pontinho verde e diferente em meio a um emaranhado de concreto.

Dragonfly

Achei a estética um tanto estranha... e a atmosfera meio jumanji. Lembram do filme?

Á noite, iluminado.


Espaço interno


terça-feira, 11 de agosto de 2009

Hum labirinto

Gosto muito do pufe Hum com a estampa labirinto assinado pelo designer Marcelo Rosenbaum.


Acho que gosto principalmente da idéia de dar descanso a minha cama, já que passo tanto tempo em cima dela. Eu como na cama, vejo TV na cama, leio na cama, estudo na cama, falo ao telefone na cama... e, quando a insônia não vem, eu ainda durmo na cama. Ela realmente merece um descanso! E SE eu tivesse este pufe, talvez a usasse menos.


Ao contrário do meu quarto, o pufe Hum labirinto é bem grande (50 cm de altura; 1,75 m de largura e 1,35 m de profundidade) e parece muito confortável também. Pra resolver o problema entre as proporções do meu quarto e do pufe, eu o usaria em pé, apoiado numa parede e, quando quisesse, o colocaria no meio do quarto.


É um caso a se pensar... Nas lojas Tokstok o pufe custa R$ 325,00. Certamente, uma boa costureira cobraria bem menos pra fazer esse travesseirão...

...pra quem gostou da estampa labirinto, Rosenbaum assina outras peças com ela.

sábado, 8 de agosto de 2009

Pintura básica


Diante de tantas opções de cores de tinta, quem consegue passar muito tempo com a mesma cor na parede? Eu não consigo. Sempre que abro uma paleta de cores penso logo: “essa ficaria ótima naquele ambiente”. É quase um vício.

Pra baratear o meu vício, eu mesmo pinto as paredes. Confesso que das primeiras vezes rolou uma certa insegurança. Mas passou rapidinho... afinal, uma pintura básica não tem segredo.

Quer tentar? Então, vamos lá!





- fita crepe
- bandeja para tinta (eu sempre uso um balde, mas confesso que a bandeja de tinta facilita muito)
- rolo de 30 cm com cabo
- trincha de 2,5 polegadas
- misturador (eu uso um pedaço de madeira limpa)
- lixas nº 150 e nº 220

- lona plástica (eu uso jornal)
- massa corrida e espátula de metal (apenas em alguns casos)





Retirar todos os objetos do ambiente a ser pintado. Se não for possível, cobrí-los com uma lona plástica. Retirar também as luminárias e os espelhos de luz, lembrando de cobrir com jornal os fios que vão ficar aparentes. Forrar o piso com uma lona plástica (ou jornal) usando fita crepe no rodapé pra evitar o trabalho de ter que lavar tudo depois da pintura.


Se a parede a receber a tinta estiver com a pintura nivelada, basta passar uma lixinha (a de nº 220) e retirar o pó com uma vassoura de pelo e com um pano úmido. Se não estiver, após a lixa, será necessário usar um pouco de massa corrida para nivelar a superfície.


Aplicar a massa corrida também é simples. Basta pegar um pouco da massa com a espátula e ir preenchendo as imperfeições. Após aproximadamente 20 minutos a massa já está seca e você pode passar a lixa. Primeiro a de nº 150, depois a de nº 220 para o acabamento final.


Depois que a parede estiver pronta, abra e mexa ( com um cabo de madeira, plástico ou metal) a tinta antes de diluí-la seguindo as instruções do fabricante. Pinte primeiro as extremidades e os cantos com a trincha. Despeje um pouco de tinta na bandeja, depois, deslize o rolo sobre ela, tendo o cuidado de uniformizar a tinta em toda a extensão do rolo. Então, role a tinta pela parede no sentido vertical imitando o movimento das letras “M”, “W” ou “N” para obter uma cor homogênea. Faça isso em pequenas faixas (50 cm) até ter pintado toda parede e ter alcançado a cobertura e o tom desejados.


Mais dicas de pintura:


- Se o tempo estiver chuvoso, adie o seu trabalho porque as paredes podem ficar úmidas e comprometer a qualidade da pintura.

- Pinte primeiro o teto. Depois as paredes, de cima para baixo.
- Se a parede é nova, é preciso esperar o tempo de cura do reboco (30 ou 45 dias) para poder realizar a pintura.
- Em caso de paredes descascadas, após a lixa é necessário usar um fundo reparador.
- Se a parede estiver com desníveis profundos é melhor repará-los com gesso.
- Em locais úmidos é melhor trocar a massa corrida pela massa acrílica que é menos permeável.
- Se você deseja dar destaque a uma parede usando nela uma cor diferente da que usará nas demais, proteja as laterais das paredes opostas a ela com fita crepe. Mas, tenha sempre o cuidado de usar pouca tinta e usar a trincha para fazer o contorno da parede, enconstando o mínimo possível na fita crepe para evitar que a tinta vaze.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Economia no banheiro

Temos mais um aliado contra o desperdício de água: é o vaso sanitário com caixa acoplada de acionamento duplo. Parece complicado mas, a idéia é bem simples: ao invés de apenas um sifão, como nas descargas comuns, este vaso possui uma caixa com dois compartimentos que podem ser acionados juntos ou separadamente, através de dois botões, geralmente localizados na parte superior da caixa.

O botão nº1 aciona um dos compartimentos da descarga e libera 3 litros de água, já o botão nº2 aciona os dois compartimentos, liberando 6 litros de água.


válvula de descarga de acionamento duplo Hydra - DECA

Os vasos desse tipo ainda custam um pouco mais caro que os comuns. Em compensação, estão disponíveis em modelos com design moderno que valorizam o banheiro e são bem mais econômicos (as bacias antigas consomem, em média, 18 litros de água por descarga!), ajudando a diminuir a conta de água e a poupar a água do nosso planeta.






vaso sanitário com caixa acoplada e descarga de duplo acionamento - Linha Donna da Celite


E pra fazer o dever de casa completo, basta aderir à causa desta ONG.

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Adesivos por toda parte

Os adesivos se tornaram peças constantes e marcantes em projetos de interiores, sobretudo em paredes. Com uma variedade de temas, cores e tamanhos, eles são uma opção criativa e barata pra dar vida e personalidade aos ambientes.

O gosto pelo adesivo tem crescido a cada dia. Das paredes eles estão saltando para outras partes da casa. E, no que depender da Gecko, que já tinha uma gama de adesivos de parede muito interessante, os stickers continuarão a fazer sucesso.

A empresa lançou uma linha de “produtos adesivados” (são mesas, luminárias e relógios, onde os adesivos são o destaque). As peças são pra deixar qualquer cafofo pra lá de fino.


Luminária rococó 2 - R$ 120



Mesa colonial - Pequena R$ 500 - Grande R$ 800


Relógio maquinado - R$ 200


Tem muito mais no site da Gecko. Pra quem gostou da idéia, e tiver um pouco de paciência e habilidade manual, fica aqui o link de um vídeo que ensina a fazer e aplicar os adesivos. A criatividade é o limite, mas, cuidado pra não errar a mão.

domingo, 2 de agosto de 2009

Sofá de domingo

Quando eu era criança, na minha família, era praxe vestir uma roupa melhor aos domingos! Algumas pessoas até tinham “roupas de domingo”. Parecia mesmo que nesse dia tudo era especial.

Hoje, pra mim, o domingo é o dia da semana em que quase nada acontece. Fico impressionado com a minha capacidade de não fazer nada aos domingos. E nem sei se isso é uma opção minha. Parece que o lema de todos ao meu redor é relaxar.

Então, o que esperar de um dia de domingo? Ao menos, um bom sofá.

Fuçando a net encontrei estes dois:

um na Tokstok


e outro no Magazine Luiza.

Preços bem diferentes e modelos um tantinho parecidos.
É so se deleitar e assistir ao Domingão do Faustão :/

sábado, 1 de agosto de 2009

Cálculo para o consumo de rejunte

A eterna reforma da minha casa chegou ao banheiro e eu me deparo com a seguinte questão: quantos quilos de rejunte devo comprar para rejuntar as paredes?

O pedreiro havia dito que, como o banheiro é pequeno e o revestimento será assentado com uma distância mínima entre as peças, não seria necessário muito rejunte. Isso eu já imaginava, mas eu precisava de um número. 1kg? 2kg? Não fazia a menor idéia!

Eis que em umas das minhas visitas despretensiosas ao armazém estava sendo distribuído um guia de construção entre os clientes da loja- era o GUIA WEBER 2009- e nele eu encontrei a resposta que procurava. Quer dizer, encontrei mais ou menos. Para ter a resposta exata eu ainda precisaria fazer umas continhas :/

Seguindo o guia, fiz uma ilustração com as informações necessárias ao cálculo. (clique na imagem para amplia-la).

Considerando as medidas do revestimento que será usado no meu banheiro|

Largura: 33 cm (330 mm)

Comprimento: 33 cm (330 mm)
Altura: 6 mm

O rejuntamento será epóxy e terá 2 mm de largura. Lisinho e fininho pra evitar que junte sujeira e facilitar a limpeza.


Só pra lembrar: É preciso que todos os números estejam na mesma unidade de medida.


Mas, sim! Vamos à parte chata. Meu problema ficou assim:


Qtde. rejunte kg/m2= (330+330) x 6 x 2 x 1,58 / (330 x 330) => 0,11 kg/m2


O resultado é a quantidade de rejunte necessária para rejuntar 1m2. Como no banheiro será usado 22m2 de revestimento, basta multiplicar 0,11 x 22 que teremos o resultado final => 2,42kg.


Se meus cálculos estiverem certos, agora eu sei que tenho que comprar 3kg de rejunte (trabalhando com uma folga razoável) para rejuntar as paredes do banheiro.

Copos e canecas


Sempre que vejo uma caneca bonita tenho vontade de comprar (mas na verdade quase nunca compro!) e não posso ver um copo vazio dando sopa, desprezado pela cozinha, que logo penso em levá-lo pro meu quarto... acho que copos e canecas também são excelentes porta-trecos.


Na foto, da esquerda para a direita
Caneca baratinha de louça (menos de R$2,00), copo de requeijão com découpage de papel de revista e copo nem sei de que com bolinhas de gude e Hashis (o pauzinho japonês) servindo de suporte para calendário, postal, fotos, recados...
Related Posts with Thumbnails