quinta-feira, 30 de julho de 2009

Mofo nas paredes do cafofo


Todo mundo há de concordar que não dá pra ter um cafofo decente se as paredes estão sujas, mofadas ou caindo aos pedaços. Mas, infelizmente, isso acontece com freqüência e por diversos motivos, danificando a estrutura da casa e tirando o nosso sossego.

Antes de qualquer investimento contra umidade em paredes, o ideal é evitar que ela apareça. É importante verificar se há infiltrações no teto ou no solo, problemas na encanação, se as paredes externas da casa estão nos conformes para agüentar o tranco de receber sol e chuva todos os dias, e, se por qualquer outro motivo as paredes estejam absorvendo água.


Não havendo nenhum indício de infiltração, paredes com mofo pode ser um sinal de ventilação e iluminação insuficientes. Nesse caso, a primeira providência seria encontrar meios para que o ambiente afetado se tornasse mais arejado e iluminado. Isto por si só já poderia resolver o problema – já que nosso inimigo não gosta da combinação ar + luz. Mas, aqui ainda vão algumas dicas para tratar a parede mofada e evitar (fé nessa hora) que o mofo reapareça.

O primeiro passo seria lavar as paredes afetadas com uma solução de água e vinagre ou água sanitária, retirando todo o mofo com o auxilio de uma escova macia. Feito isso, espere secar (o tempo de secagem irá depender do nível de umidade da parede) e passe uma lixa fina, retirando qualquer vestígio que ainda esteja na parede. Após lixar, é preciso retirar o pó da parede que, então, estará preparada para receber um impermeabilizante acrílico para paredes (existem várias marcas no mercado e é importantíssimo seguir as recomendações de uso do fabricante) e por fim, uma tinta de boa qualidade e com aditivos antimofo.


Mais dicas contra o mofo:

- vale a pena pintar ambientes internos com tinta antimofo para ambientes externos para conferir maior resistência à pintura.
- caso não seja possível aumentar a ventilação natural do ambiente, uma alternativa é usar um esterilizador de ar, nem que seja por uns 15 minutos diariamente, sobretudo em dias chuvosos.
- lâmpadas incandescentes são mais quentes (e consomem mais energia elétrica também!) que as fluorescentes e aquecem o ambiente, ajudando evitar a formação do bolor.
- forrar com folhas de isopor as costas de móveis que fiquem próximos a paredes pode evitar o cultivo do fungo que causa o mofo.


E aí? Alguém tem mais alguma dica?

3 comentários:

  1. Sou meio obcecado com paredes fofas. Quando vejo algum pedaço de parede assim aqui em casa, eu fico louco enquanto não arrancar o o máximo que conseguir e emporcalhar o chão todo.

    ResponderExcluir
  2. Puxa que lega, a dica anti mofo, estou pintando minha casa, fico o dia inteiro me com a mão na massa, estou até com um friozinho no estômago só de pensar que a pior parte seria amanhã, a parte do corredor e do meu quarto, que não entra sol,de jeito algum, eu não suporto mais ficar envergonhada com as visitas e dando explicações das paredes, vivo esfregando e pintando, mais é muito abafado, só você vendo, parece papilon, lembra desse filme? Abraços, valeu mesmo!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo blog, é ótimo! Visitei ele inteirinho e fico na torcida para que vc volte a postar logo.

    Um abraço!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails